Ficha Técnica
Stella Deus - The Gate of Eternity
Plataforma: Playstation 2
Desenvolvedor: Pinegrow
Distribuidor: Atlus/505 games
Gênero: RPG Tático
Ano: 2005
Site Oficial: http://www.atlus.com/stella_deus/
Stella Deus - The Gate of Eternity é um RPG Tático no melhor estilo Hoshigami: Ruining Blue Earth, sendo ambos publicados pela Atlus. O game foi lançado para o console Sony Playstation 2 no ano de 2005. Haha, acabou chegando nas minhas mãos só o ano passado. Não sei informar o certo quanto ao resto do time de desenvolvedores, mas já me basta saber que foi Hitoshi Sakimoto (Vagrant Story, e os demais jogos do Ivalice Alliance) e Masaharu Iwata (Final Fantasy Tactics) os "culpados" pela SUBLIME trilha sonora!
História
O jogo se passa na terra de Solum, um continente submerso num gás fatal chamado "Miasma" que aos poucos vai arrasando o local e o consumindo completamente, deixando apenas um deserto fatal. Tudo o que seja atingido pelo Miasma não consegue resistir: Se torna o nada. O pânico predominou por Solum, e os homens rumaram à loucura, perdendo a fé e a vontade de viver, muitos gananciosos (como assassinos, ladrões e todo tipo de meliante) se aproveitaram da situação insana e espalharam caos e desordem por toda aquela terra. Foi ai que surgiu a religião Aeque, que pregava a doutrina do "Fim Pacífico". Esta doutrina consistia em dizer que Deus queria a destruição, e que todos deveriam aceitar o fim pacificamente, sem reagir em defesa própria, para que assim ele os aceite à seu lado.
Depois dessa doideira, todos perderam o medo, e ao mesmo tempo, essa religião tirou das pessoas a vontade de viver. Então um homem chamado Dignus se denominou senhor supremo e criou a Legião Imperial, o seu exército, e assim começou a massacrar todas estas pessoas, além de destruir o reino de Fortuna e sequestrar Lumena, a sacerdotisa principal dos Aeques.
Spero, o héroi da trama, irá se envolver com Linea, que defende os espíritos e com Avis, líder de uma rebelião, para salvar o mundo do Miasma e das Loucuras de Dignus, além de devolver as pessoas a vontade de viver que Aeque as tirou.
Um jovem otimista (O que não é COMUM em Solum, já que a geral pirou por causa do Miasma). Ele sempre treina suas técnicas de espada que aprendeu com o pai.
Spero tem um caráter que eu raramente vi em heróis de RPG, e acredita no melhor das pessoas. Ele busca, ele questiona. Esse é o Spero xD
Linea
ela é a última descendente real do reino xamã de Anima, e entende seus deveres. Linea acredita que as pessoas possam conviver em paz com os espíritos e busca construir uma ponte entre as duas espécies. Pelo que pude perceber, Linea é determinada e não descansa ate atingir seus objetivos.
Viser
Avis
Lumena
É a Grande Sacerdotiza de Aeque, e ela prega que Deus quer um fim pacifico para a Humanidade, e que posteriormente, se juntará a ele no Paraíso. Ela é bastante gentil e maternal e tem um caso com o principe Avis. Além disso, ela foi feita prisioneira da Legião. Gosto da Lumena, mas eu acho ela muito fresca '-'
![]() |
Lumena |
Dignus
O jogo contém mais personagens, Como o palhaço do Gray, a alquimista Adara, a doida da Tia, o Gallant, e também o Viper (¬¬ aff, odeio ele). A trama toma vários rumos, e as histórias individuais de cada personagem, sobre seus passados, podem ser reveladas em algumas quests além do enredo principal.
Características
Sistema de Batalha
Com certeza a chave para o sucesso de qualquer RPG, além do enredo, está no Sistema de combates que ele aborda. Afinal, ele tem que ser empolgante e o menos cansativo possível. Mas quando se fala em RPG Tático, estratégia é a palavra mestra. O BS de Stella Deus é no estilo de Hoshigami (dizem que este é antecessor espiritual de Stella Deus), sendo isométrico e com algumas características bem interessantes.
![]() |
Não pense em fugir xD |
A Principal é o AP (Action Points) gauge, usado para realizar todos os seus movimentos, ataques, habilidades e outros. Os custos dos movimentos, a velocidade e o Range (alcance) de Grids que seu personagem poderá se locomover são todos calculados de acordo com o peso dos itens e equipamentos do seus personagens (Acredite, me ferrei demais nesse jogo porque só colocava coisas pesadas mas acabei me dando bem depois que abri mão dos spears monstruosos do Gray ¬¬). Sem contar que, como em Final Fantasy Tactics, o game é baseado em turnos, que podem ser adiados ou adiantados conforme a estratégia usada e os acontecimentos durante as batalhas.
![]() |
Organizando seu time antes da batalha. Saiba bem onde posicioná-los |
O alcance dos ataques também vai depender do estilo de armas do seu personagem: Spero, que possui duas katanas, tem um alcance de 2 grids, diferente de Gray, que possui uma lança e pode atacar até 3 grids. Mas há casos como o de Linea, que é uma arqueira e tem um alcance de 4 grids ou mais, mas que só pode atingir alvos afastados pelo menos um grid dela. Além disso, de acordo com o terreno, o alcance dos ataques e habilidades podem variar.
Quanto as habilidades, temos as skills e as Spells, além do team Attack. As Skills e as Spells consumem um determinado número de AP gauge e seus alcances geralmente são maiores que os ataques normais, e podem atingir um único alvo ou um grupo inteiro, desde que esteja no alcance. Agora, os Team Attacks... Haha, são épicos. Com esta habilidade é possível massacrar um ou vários inimigos usando os personagens que estejam próximos um do outro ou na área do range. No entanto é necessário estratégia, pois se não for usada corretamente vira um desperdício, além de que, ao invés de você encurralar os inimigos, eles é que vão te encurralar. Recomendada para Chefões e batalhas com MUITOS INIMIGOS (Haha, como se eu tivesse encontrado alguma fase com poucos inimigos quando fechei este game...)
![]() |
Gray atravessando um inimigo |
Temos também os zone effects, responsáveis por afetar quem estiver no raio de alcance de determinado personagem. Os efeitos podem ser benignos, nocivos e até fatais. Um bom exemplo é que as vezes você pega poison e nem percebe que foi porque você pisou no grid que estava no alcance do seu inimigo, cujo zone effect era poison.
Fora estas características de batalhas temos os os Training Grounds, uma opção do World Map que funciona por "níveis" que são liberados conforme seu progresso no game. É uma ótima arma para quem pretende se tornar mais forte. Exemplificando, se você estiver no Training Grounds Lv.45, o nivel de seus adversário será o mesmo e assim por diante. Assim usando o Training Grounds, eu malandrei para chegar a níveis altíssimos: Eu matava todos os adversários e deixava um vivo, fazendo-o dormir. Me afastava dele, depois assassinava meus próprios aliados e ganhava MUITA experiência. Por fim derrotava o zé mané que sobrou e GROUNDS CLEAR. Nossa, foi por isso que achei o final do game sem graça, matei o chefão facinho ¬¬. Fiz uma técnica similar em Final Fantasy 12, a diferença é que eu ficava relaxando só mexendo o direcional, enquanto os gambits faziam o trabalho sujo, hehe.
Sistemas de Classes e Aliados
![]() |
Sistema de Classes "EXCLUSIVO" |
Stella Deus implantou o sistema "EXCLUSIVO" de classes ¬¬. Aquela velha ladainha de Knight, Warrior, Ninja etc. e que evolui de acordo com seu nível e conforme você usa determinado "item" (como aqueles que servem para forçar os pobres pokémons a evoluírem ¬¬). com os SP (skill points) seus atributos recebem acréscimos, obtém novas habilidades, efeitos e uma infinidade de coisas pra você se empolgar e humilhar seu oponente.
![]() |
Um level up na classe |
Além disso, você encontra aliados no jogo, quando você resolve certas quests, que explicarei mais adiante. São gente sem importância pro enredo, que vão embora depois de um certo tempo ou talvez nunca irão embora (vai entender). Eu, pessoalmente, acho que esses aliados não são melhores que os party members, que rendem muito mais e são melhores nos Team Attacks. Sendo assim, despachei os que eu encontrava depois de completar quests.
Itens e Guild
Se você é daqueles RPGistas que tem 99 potions sendo carregados por um único personagem, saiba que em Stella Deus as coisas não funcionam nessa moleza. Além do numero de itens que você pode carregar ser limitados por personagem, esses mesmos slots são usados para os acessórios (que trazem MAIS PESO, porém muitas vezes são efetivos). Também é possível obter mais itens, equipamentos e outros artigos usando a função "Fusion" do Guild. Alguns itens só podem ser usados em batalhas, e você praticamente consome AP por isso. Itens de reviver são os piores de serem encontrados, então não desperdice em batalhas quaisquer. Além disso, você pode testar o equipamento antes mesmo de comprar!
![]() |
A típica moça da Taverna. Assim são TODOS os shops do game |
![]() |
Guilds |
![]() |
Fazendo Fusion |
Hahaha, enfim, fico grata a Atlus por nos trazer um game tão interessante. Fica ai a recomendação pra quem procura um bom RPG.
Kisses and Goodbye!
Fonte e Imagens: Página oficial do Stella Deus no Atlus.com
Realmente, me interessei por esse game, jamais tinha visto, só conhecia por você ter comentado comigo uma vez. Adorei o artigo, tem alguns errinhos aqui e ali, mas nada muito perturbador.
ResponderExcluirGostei da leitura, tem seu charme mesmo, Maiden.
Espero por outros bons artigos.
PS: Spero parece um bom personagem.
Haha! que bom que curtiu Reaper! Logo mais trago mais artigos. Stella Deus realmente é um excelente game. E sim, o Spero é um ótimo personagem XD
ResponderExcluirKisses and Goodbye!
Legal esse parece um bom jogo, valeu pelo review
ResponderExcluirRPG Tatic is Awesome
ResponderExcluiresse é "Bão"
poderia fazer um detonado tmb..
Post muito legal Sra.Athena (ST).
ResponderExcluirParece um bom game, RPGs táticos me prendem muito facilmente '-'
Agora deu uma vontade jogar Disgaea :P
HAHAHEUHEHAHUEHAEU sim.
ResponderExcluiro Jogo é ótimo, Disgaea tambem *-*
Alias, gente, blog de volta em Janeiro. irei arrumar isto aqui e postar mais, ja que a maldita escola acabou \0/
Muito bom post Athena.
ResponderExcluirEsse game tem personagens legais além de ter uma aparência bonita.
Será mais um RPG que eu irei jogar ^^
Bom to jogando Stella Deus só agora (sim ainda jogo ps2, oque é bem moderno pra mim, que ainda jogo Super Nintendo.) e é (com o perdão da palavra) um puta jogo! eu só não consegui ainda fazer o Spero virar "Samurai" pra sapecar a Echidna....
ResponderExcluir@Davydson: Sim, o RPG é bem maneiro hehe. E poxa, ando sumida do blogger há MÓ tempão O.o ...
ResponderExcluir@Unknown: Opa, ps2 é bem myth! u.u
Infelizmente também não possuo esses consoles super modernos e caros, tipo um ps3 ou nem mesmo um mero xbox360.
Mas, bons jogos como este compensam bastante, e o PS2 possui muitos títulos memoráveis :P
Esse RPG é bem underrated, mas gosto dele bastante.
Podia ter uma explicação para todos os personagem.
ResponderExcluirgente quando tento iniciar o game no emulador quando eu aperto para passar a cutsning
ResponderExcluirncial trava atela
Gostei muito da sua análise parabéns o jogo é top
ResponderExcluirParabéns pela análise
ResponderExcluir