sábado, 14 de abril de 2012

Sessão Nostalgia: 4 RPGs que fizeram parte da minha "história"

Olá turma!
Todos que me conhecem sabem como curto tanto as séries mainstreams quanto as underrateds. Sabem que aprecio tanto um game de "Final Fantasy" (minha série favorita) ou "Dragon Quest" como também curto games esquecidões como "Lagoon" e "Soul Blazer". Fato que "Paladin's Quest" até hoje não tive vontade de zerar, não curti tanto assim ( não achei nem um pouco empolgante). Futuramente irei falar algo sobre as séries e os games citados.
Mas eu quero falar no post de hoje sobre RPGs 8-bit que eu joguei quando era criança.
Vamos lá!

Ancient Ys Vanished Omens

Title Screen. Repare na arte épica!
WME: World Map Épico!
Muitos conhecem a série Ys. É uma que, graças a Deus, durou até os dias atuais e espero que continue crescendo xD. Esse título é um dos melhores, fez MUITO minha infância, e me marca até hoje.
A história é simples, porém interessante. Na pele de Adol Christin, temos que encontrar os seis livros que contam a história das terras de Ys e obter conhecimento através deles para encarar as forças do mal. Nunca consegui zerar. AEHAUEUEHAUEHEUUEHUU maldita Zepik!
Mas continuei tentando, eu o jogava no meu Playstation num emulador de SMS para PsOne, e como eu tinha mais ou menos de 9 anos de idade não sabia como salvar os dados de SRAM do emulador no Memory Card. Ai já viu né? Há uns três anos tentei zerar denovo via computador, mas meu PC fez o favor de ficar de greve com o meu OS e acabei por formatar. Me foquei em outros RPGs antes de tentar denovo rsrs.
Essa montanha é badass ò.ó
Zepik
Uma coisa que eu curtia no titulo era, primeiramente, os mapinhas maneiros e as músicas maravilhosas (OST: um dos aspectos favoritos num RPG, pra mim). Aliás, na época que as musicas de jogos de 1987 eram só loops e mais loops tedious, Ys provou ter uma trilha à frente de sua época, em qualidade melódica, apesar da qualidade sonora 8-bits (que são muito maneiras). E são do Yuzo Koshiro! I love.

Fugir pra caverna creepy ou encarar o dogão?
Os mapas de Ys são simples mas bem badasses. Apesar da paletinha simples, com pouquíssimas cores conseguiram compor cenários épicos. Eu me sentia mais "aventureira" naqueles mapas do que nos mapas de Chrono Trigger e Secret of Mana. (gráficos melhores nem sempre significam sensações melhores. Fato que estes dois títulos são épicos demais, mas Ys tem um significado "profundo" na minha carreira). E isto é mais opinião de gamer do que de pixel artist.
Enfim, esse titulo ganhou vários remakes, e pretendo jogá-los. Mas... ainda prefiro o Vanished de 1987. XD


Miracle Warriors: Seal of The Dark Lord



Ttile Screen é comédia. Olha quantos
caras badasses UAHEHEHAUEH!
Tch. Yeah, Right. *Snort*
Batalha! 
Eu costumava idolatrar esse jogo. Simplesmente viciada nele.
A história? Ao que me consta o senhor do mal Terarin se libertou de sua prisão e abriu a caixa de Pandora, de onde saiu uma horda de monstros feios para badernar o mundo. E assim um guerreiro (o jogador!) foi chamado pelo rei para tomar conta da situação. E diferente da Falcom que quis dar um nome e personalidade ao Adol, você joga com um cara random que você mesmo nomeia. Alias, eu sempre me perguntei porque eu nomeava os caras de Loki, Sigurd ou Siegfried e.e (Mitologia Nórdica FTW!)

World map exclusivo!

Faz mais ou menos dez anos que conheci esse jogo. Muita gente da atualidade só o joga pelo fato de ter sido produzido pela ASCII ¬¬ (que inventou os primeiros RPG Makers). Não acho isso um fato tão impressionante, na época que jogava direto nem sabia da existência do Maker, e ambos os produtos são distintos demais. 





SPOILERS DO JOGO TODO LOGO
NA PRIMEIRA CIDADE???
O sistema de mapa, é uma coisa lol, e ao mesmo tempo, original demais. É isso que o tornou um dos games de RPG menos padrão e de certa forma interessante. Tipo, você se movimenta via grids e cada grid simboliza um terreno/território, que é mostrado na screen principal, é até complexo. Tem também na mesma screen a listagem de fangs (As "principais" unidades monetárias são dentes =D! Olha que RPG originaaaal *-*) que podem ser trocados por itens exclusivos ou dinheiro de "gente normal" (guilders), que por sua vez que pagam curas e compram armas e as mesmas porcarias de sempre.



NOOOOOOOOOOOO!!!! T.T
A Batalha é front view por turnos, e o HUD de HP nunca sai da tela mesmo (que conveniente, não?) e os monstros... Cara, que monstros difíceis... É impossível mano... How on earth?... (Nah, adoro RPGs difíceis, mas esse é a nível infernal!)
Um fato cretino (de todo RPG) é a possibilidade de surgir DO NADA um encounter com um monstro fortão e você estar completamente ferrado, sem fangs, com armas de gente pobre e sem HP o suficiente, além de a opção retreat não funfar de jeito nenhum.



Vai confiar nesse cara?
FOGE ENQUANTO HÁ TEMPO!
Os gráficos? São legais, tem uma paleta bastante bonita até. A OST desse jogo também é bacana, mas pela escassez de informação na web (não foi por falta de pesquisa, juro), desconheço o(s) compositor(es). Assim como em Legend of Zelda ou Peter Pan o herói é acompanhado por uma fada cutey.
Mas apesar de tudo isso, eu me apaixonei por esse jogo. Faz parte da minha historia nos RPGs e sempre terá um cantinho no meu heart. 






 Golvellius \o/

O cenário overall do game
Title Screen! *-*

Mapa com Scroll Up-Down (como um shooter).
Repare na mudança de sprite


Esse é maneiro. É tão legal que até foi parar no iPhone!
Lançado para MSX  e Master System, Golvellius conta a historia do guerreiro Kelesis que se aventura no vale atrás da princesa Rena, Já que esta saiu em busca de uma erva que poderia salvar a vida de seu pai e acabou sendo capturada por Golvellius, o demonhão. Kelesis deve resgata-la e derrotar o terrível Golvellius!



Mapa side-scroller!


Os mapas são muito legais. Tem tanto em full-2d quanto em side-scroller. O tenso é que no side-scroller o cara faz um "MJ's Moonwalker" ao invés de simplesmente andar na direção oposta como faria qualquer sprite de bom senso u.u
São 7 chefes no total, e por último, vem o bandidão.



Tem uns morcegos e abelhas annoyings na superfície, precisam ser liquidados o quanto antes. E, debaixo da terra, velhas e fadas te dão o suporte que precisa (eu juro que as velhas e as fadas é quem deviam estar do lado de fora ao invés dos monstros. Mas como não há casas num vale cheio de demônios e mosquitos, todo mundo se enfia debaixo da terra mesmo).
Depois o héroi que é pão duro, né tia?
Criaturas bestiais horrendas os esperam no vale!
A OST foi composta por quatro músicos: Myam, Shant, Shin-kun, Pazu. Nota-se a diferença de estilos melódicos da OST do game, mas visto que é a diversidade de 4 talentos elas são muito bacanas! Ainda mais no FM Synthesizer!


SIMYTERO KKK
 O jogo é por passwords \o/! Que, na minha opinião é um dos sistemas de saves mais cools que existem. você pode passar 20 anos sem jogar um game e o password ainda funciona.
Menos arriscado do que ter seu memory card ou outra midia formatada porque você fez a bobagem de resetar o console antes do save ter sido concluído; apenas guardem num caderninho o pass e terão um salve eterno. Querem um exemplo? Digitem: 
QQQQ QQQQ QQQQ QQQQ
QQQQ QQQQ QQQQ QQQK   (é SÉRIO, tentem!)
Esse e outros passwords do game podem ser encontrados no Shrine do Golvellius

Golden Axe Warrior

Hey Ho!
A vila mais populosa do planeta! *-* epicness!

Golden Axe versão Action RPG. E como sempre, mesma base: Death Adder querendo ferrar com o mundo e você tendo que dar uma lição nesse otário. Claro, os fatos e acontecimentos são diferentes da série original (aqui você tem que ir em busca dos 9 cristais e impedir o malandro), por isto, é considerado Spin Off ao invés de Main.

Não é clichê, é fato: desertos são encrencas
Faltou  uma pitada de criatividade neste mapa :/

Nada muito diferente, o game é bem Zelda-like. O sistema de batalha é ativo, destruindo os inimigos no próprio mapa.
A medida que vai encontrando os cristais, encontram-se também novas armas e assim por diante (existem dungeons numeradas de I-IX em romano, onde estão os cristais e bosses chatinhos)
Tem boa OST (incluindo uma versão do tema "Wilderness" da série Main) e gráficos bonitos até demais pra um 8-bits

A cada vila que visitar, é sempre
bom conversar com os aldeões
Shops! Oh Yeah babe! 

Enfim turma, o post chegou ao fim. queria agradecer pela paciência, espero que tenham tido uma boa leitura (apesar das piadinhas non-sense >.<) e que se  interessem mais sobre games old-schools, será um prazer trazer mais posts sobre o assunto. Hoje em dia a gente vê tanta gente empolgada com os RPGs modernos e cheios de com novidades que dedicar um post pra RPGs de décadas passadas não é nada fácil, já que eram bem mais limitados. Mas limitados não quer dizer ruins. Só quer dizer que são obras de um passado que nos proporcionou toda essa tecnologia de ponta de hoje. Foram portas, horizontes. São protótipos das gerações. Podem ter todos os defeitos do mundo, mas, são dignos de se tirar o chapéu, ou de uma continência!
E se me perguntam : "Mas, Athena-chan, se não eram 'lá essas coisas', porque te marcaram tanto?"
E eu... "Simples. Porque nunca fechei nenhum dos 4 jogos =D"

Kisses and Goodbye!
Fonte: Minhas memórias, informações (boa parte escassa) da Wikipédia, e algumas descrições das músicas no Youtube
Imagens: Tiradas por mim, apenas para fins demonstrativos.

6 comentários:

  1. Taí um artigo bem interessante xD Só conhecia 1 dos 4! O Ys *---*
    Recomendo fortemente a jogar a versão Eternal pra PC! Eu tinha jogado a versão de NES, exatamente como você xD No emulador de PSX e tal. Só que na época eu não tinha ido muito longe =x

    O resto me pareceu muito interessante. A title screen do Golvellius é BEM interessante, tanto a nível técnico quanto a nível...simbólico xD

    Guerreiros Miraculosos parece bem interessante também, nunca tinha visto sistemas parecidos com eses o.o
    Vou pesquisar as OSTs de todos depois! É uma parte peculiar que deve ser apreciada mesmo sem ter jogado.

    Golden Axe só joguei (muito) o primeiro, esse marcou muito a infância. Eu só jogava com o Anão, apesar de todos curtirem o bombadão e a gatinha do dragão xD

    Mas curti a seção retrô! Bem humorada e informativa. Falando em jogos retrô, estou prestes a te recomendar um jogo nesse teor, porém meio recente até xD Mas deixarei em segredo por enquanto.

    \o

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  2. hahaha! Valeu Reaper!
    Então... A Title do Golvellius lá da pra compreender o simbolismo jogando! é meio que relacionado com os punks la (os bosses kk)
    Miracle Warriors é massinha, mas tem batalhas infernais.
    Ys é Ys! e ja vi os remakes, irei jogar o Eternal *.*
    Eu jogo o Golden Axe main com o bombadão mesmo aeeuhauehuhauhuhu
    Se quiser ouvir alguma das osts, te recomendo as tracks!

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  3. Pois recomende! Sou todos ouvidos, bocas, olhos e narizes! (?)

    Uia, curti sobre o simbolismo. O nome dele também me chama a atenção. Tirando Ys, o resto é absurdamente underrated. Mas tipo...BEM mesmo, sendo que eu nunca tinha ouvido falar deles o.O

    Jogue o Eternal sim, apesar das OSTs terem ficado mais powers na versão Chronicles.
    Mas é isso, adorei o artigo. \o

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  4. Hahahsuahsuah. Valeu mesmo!
    Sinta-se a vontade a comentar aqui no blog, curto bastante falar de RPGs assim.
    Prepararei depois uma lista de musicas e coloco aqui mesmo os nomes ahahsuahs.
    E sim. São MUITO, absurdamente underrateds. Demais.
    Mesmo assim, arrasam pla qualidade grafica, recomendo pra quem curte retro (Miracle Warriors tem uma plot e tanto, cheguei na metade!)
    Quem sabe eu tente zerar XP

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  5. Sim, sim!^^
    Golden Axe é uma série bem Myth, com certeza um dos clássicos que aprovo! =D

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